logo-CC-vp-cor

Projetos

actt4cosmetic_logo
uniao_europeia

O ACTT4Cosmetics visa promover a criação de um ecossistema de inovação mais eficiente, aberto, inclusivo e interligado no domínio dos cosméticos em toda a Europa, tirando partido dos pontos fortes dos ecossistemas existentes e atraindo novas partes interessadas menos representadas e territórios de inovação menos avançados. Ao implementar atividades conjuntas (entre agentes de I&I, autoridades públicas e o sector privado) para a implantação da inovação, o ACTT4Cosmetics visa integrar toda a cadeia de valor da indústria cosmética para implementar mudanças estruturais, como as transições digital e ecológica, mas também a inovação como alavanca para o crescimento sustentável, a fim de responder aos principais desafios locais e da EU, no domínio dos cosméticos em benefício da sociedade. Para melhorar a maturidade digital e de sustentabilidade e encontrar soluções inovadoras sustentáveis, o consórcio utilizará o ACTT4Cosmetics para informar as partes interessadas, formar todo o ecossistema através de ações de reforço de capacidades, impulsionar colaborações sectoriais e intersectoriais e partilhar oportunidades de financiamento.

Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Commission. Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.


global_cosmeticcluster

No âmbito do projeto desenvolveu-se uma parceria de clusters de cosméticos europeus com o objetivo de impulsionar a internacionalização das PME, promovendo oportunidades de negócio em mercados estrangeiros.
https://globalcosmeticscluster.eu/


pam4wellness

Recentemente aprovado e liderado pela UBI – Universidade Beira Interior em parceria com o IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco, e com a colaboração do Cosmetic Cluster.PT, o PAM4WELLNESS é um projeto de transferência de conhecimento cientifico e tecnologia e tem como objetivo central valorizar o conhecimento técnico-científico desenvolvido na área das plantas aromáticas e medicinais, num conjunto vasto de entidades empresariais e de I&D, através de processos de transferência de conhecimento ágeis e eficazes para o tecido empresarial, numa perspetiva de valorização económica e comercial da cadeia de valor das PAM – Plantas Aromáticas e Medicinais na área da saúde e bem estar.
https://pam4wellness.ubi.pt/index.html


inovep

Promovido pela UBI – Universidade da Beira Interior em co promoção com o IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco, e com a colaboração do Cosmetic Cluster.PT, tem como objetivos centrais:
•    A valorização dos recursos naturais produzidos na região centro como integradores de produtos transacionáveis de valor acrescentado
•    Consolidação do trabalho em rede envolvendo entidades empresariais e entidades do sistema I&I em consórcio;
•    Aumentar o investimento empresarial em I&I;
•    Aumentar as atividades económicas intensivas em conhecimentos e criação de valor acrescentado baseadas na inovação;
•    Promover práticas de arrastamento do tecido empresarial por via da valorização da atividade de I&I;
•    Contribuir para a valorização da fileira das plantas aromáticas e medicinais em Portugal, promovendo a sua competitividade e a sua internacionalização;
•    Contribuir para os objetivos gerais e específicos do novo centro de competências em plantas aromáticas, medicinais e condimentares (CC-PMC) recentemente criado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural do Governo Português.
https://inovep.pt/plantas-aromaticas-medicinais/